9 dicas de segurança para deixar a sua revenda de gás mais protegida

Quando se tem um estabelecimento comercial, existem cuidados que devem ser prioridades, entre eles a segurança é o fator principal para ser levado em consideração.

Abrir e fechar o comércio é sempre preocupante, pois não é possível saber se suas mercadorias estão na mira dos criminosos. Na maioria das vezes, essa preocupação pode tirar o sono de muitos comerciantes e acaba afetando as atividades do dia a dia.  Portanto, reforçar a segurança será sempre uma boa opção para conservar seu patrimônio.

Atualmente o perigo de ter um estabelecimento roubado pode ser em qualquer lugar a qualquer momento. Por isso é importante conhecer alguns ítens básicos de segurança e empregá-los em seu comércio.

Conheça a sua região

Sempre é bom conhecer as redondezas de onde você tem um comércio e conhecer principalmente os níveis de criminalidade. Todos os lugares tem uma região conhecida como mais perigosa que a outras, tente evitar essa região.

Se caso seu comércio já fique localizado em uma região mais visada por criminosos, uma opção é se aliar a outros comerciantes da região para fortalecer a segurança de seus estabelecimentos. Juntos, você podem contratar uma empresa terceirizada especializada em segurança. Esse tipo de serviço deve garantir uma segurança para você e outros comerciantes.

Compreendendo esse cenário, a Fogás listou algumas dicas de prevenção que vão ajudar você a prevenir roubos e furtos no seu estabelecimento. Confira abaixo:

1 – Não favorecer oportunidades

A falta de atenção é um fator importante que interfere na hora de proteger seu negócio, pois facilita a ação dos bandidos. Portanto, ao voltar ou deixar o comércio, esteja sempre atento às pessoas ao seu redor. Olhe para os lados e verifique se você está sendo seguido, por questão de segurança própria.

2 – Segurança e alarme monitorado

Possuir câmera e alarme de segurança instalados é sempre indicado nos estabelecimentos, porque será  possível ver o que acontece no comércio quando estiver fechado.

É sempre bom manter seu ponto de trabalho monitorado 24h por dia, pois profissionais qualificados estarão vigiando o local. Também será possível reduzir os riscos de arrombamentos, já que os alarmes são bons o suficiente para detectar presenças indesejadas.

Confira também:

7 erros bem comuns que só prejudicam o lucro da sua empresa
9 técnicas de vendas que vão fazer os seus clientes comprarem mais de você

3 – Integração entre comerciantes e vizinho

Ajudar um ao outro sempre traz benefícios para nós. Por isso, dar assistência de vigilância para comércio ao lado é uma boa opção para todos.

Quando alguém tiver que deixar o comércio por alguns minutos, o comerciante vizinho pode facilmente vigiar o local até o dono voltar. Desse modo será possível manter uma vigilância constante entre os comerciantes.

O mesmo é válido para os vizinhos, pois eles podem alertá-lo sobre alguma ação estranha ou suspeita quando você não estiver por perto.

4 – Não manter rotina para ir ao banco é uma dica de segurança essencial

Esteja ciente de que comércios estão em constante visão dos criminosos, principalmente quando algum funcionário sai do local para fazer algo.

Por essa razão, é indispensável que você não determine uma rotina para realizar seus serviços de banco, com objetivo de não atrair atenção dos bandidos, mas quando for, não levar altas quantias de dinheiro.

Deixe alguém de confiança avisado sobre o tempo de duração das ações bancárias, caso tenha algum atraso, ele vai estar em alerta sobre sua demora. Não estabeleça  um trajeto específico, faça caminhos diferentes quando possível e sempre esteja acompanhado. Isso pode inibir ações de criminosos.

5 – Tenha controle dos funcionários

Conheça as pessoas que estão ao seu redor. Ter conhecimento das pessoas que estão trabalhando para você é essencial na proteção do seu negócio. Não é indicado que você contrate qualquer pessoa para trabalhar, pois algumas informações de relevância serão passadas a ela.

Procure conhecer bem os candidatos a funcionários e cheque suas referências com os antigos estabelecimentos em que ele trabalhou.

Os funcionários têm diversos conhecimentos sobre dados importantes: dias de pagamentos, entrega de mercadorias e fornecedores do comércio. Por isso, é importante ter um controle rígido na contratação do candidato, como exigir documentação sobre antecedentes criminais. Saber o perfil da pessoa contratada é indispensável.

6 – Número de emergência

Tenha sempre registrado no seu celular os números de telefone de emergência: Polícia Militar, Samu, Bombeiros e Disque denúncias. Se algo acontecer, será mais rápido e eficaz o processo de ligação, pois irá colaborar com trabalho que será realizado.

Você pode adicionar também aos contatos rápidos alguém de confiança ou da família, caso ocorra algum problema e você precise de alguma ajuda.

7 – Seja prudente na hora de fazer o fechamento de caixa.

O fechamento de caixa é o momento que você deve ter maior cautela. Pois é nessa hora que vai conferir o valor parcial das vendas do comércio.

Essa atividade costuma atrair a atenção de criminosos, por isso não faça a tarefa quando seu estabelecimento estiver com grande fluxo de movimento. Evite conversar com clientes durante a realização dela. Faça em horários diferenciados e não estabeleça rotinas para a contagem do dinheiro. Quanto menos pessoas souberem sobre os horários, melhor para você e seu comércio.

8 – Tenha controle sob seu estoque

Para evitar ser roubado sem você nem mesmo perceber é importante que você sempre mantenha o controle de estoque atualizado. Ter seus produtos sistematizados facilita bastante esse processo, por isso investir em computadores é uma ótima ideia. Dessa maneira você sempre saberá o que tem e o que pode estar faltando.

9- Segurança no sistema de entrega

Quando se trabalha com entrega você fica sujeito a roubos tanto da mercadoria por aí, como do próprio veículo. Invista em um sistema de monitoramento do veículo, além de alarmes também. Muitas empresas terceirizadas trabalham com esse tipo de serviço.

Caso haja roubo um GPS no veículo pode ajudar a encontrá-lo com mais facilidade. Vale muito a pena esse investimento, pois ter o risco de perder esse tipo de bem é um grande prejuízo.

Em todo caso, você pode investir também em seguro, que é uma boa opção.

A segurança do seu comércio é um investimento, pois os clientes se sentiram mais seguros no seu estabelecimento e você mesmo saberá que seu empreendimento está protegido.

E aí, gostou das dicas de segurança? Esperamos que sim! Elas contribuem bastante para gerar um bom resultado no estabelecimento. Confira também nossas 9 técnicas de vendas que vão fazer os seus clientes comprarem mais de você e impulsionar o seu negócio.