8 técnicas de vendas que vão fazer os seus clientes comprarem mais de você

Para um empreendimento ser rentável e ter vida longa é preciso unir a qualidade de produtos ofertados com um bom atendimento para fortalecer a relação com o cliente.

Quem tem um estabelecimento comercial sabe que precisa buscar, incansavelmente, formas de inovar nos negócios para garantir mais vendas e fidelizar os clientes. O objetivo é fazer o consumidor comprar cada vez mais com você.

Para que seu público comprador seja convertido em clientela, ele precisa enxergar em você o diferencial para não recorrer a um concorrente. A experiência de compra precisa ser pensada estrategicamente para agradar.

O comportamento do consumidor mudou. Antigamente, quando as ofertas não eram tantas, as pessoas costumavam ficar “presas” a certos estabelecimentos. Nos dias de hoje, tratar os clientes com gentileza e presteza é essencial para que sua empresa construa uma boa reputação e se mantenha na ativa.

Algumas estratégias e até mesmo de posicionamento do produto podem aumentar o ticket médio de consumo das pessoas no seu negócio. E é justamente sobre isso que queremos falar com você a partir de agora.

Se você está achando esse assunto complicado, continue lendo este material que a Fogás elaborou para você, comerciante, para ajudar os seus clientes a comprarem mais no seu estabelecimento.

Neste post, você vai conhecer 8 técnicas de vendas eficientes que fazem a diferença nos comércios.

1. Organizar os produtos estrategicamente

posicionamento dos produtos no espaço do comércio pode fazer com que o cliente compre mais. Para estimular a venda conjunta, por exemplo, o ideal é que você agrupe os produtos que estão relacionados entre si.

Assim, o consumidor não precisa se esforçar para lembrar de outros itens, afinal, eles já estarão ali, bem próximos à disposição dele.

2. Investir em cartazes promocionais

Sua empresa é imediatamente associada pela imagem que ela projeta. Tenha em mente que a comunicação visual do seu empreendimento é o seu cartão de visita.

Invista em uma identidade visual marcante e bem feita para causar uma boa primeira impressão nos clientes, além disso investir nela é sempre uma boa ideia para atrair a atenção dos consumidores e aumentar as compras por impulso de quem está dentro e fora da loja. Use tamanhos e cores que destaquem os cartazes no ambiente.

3. Crie um ambiente agradável

A experiência de compra precisa ser prazerosa, conveniente, fácil. Sim, este é mais um detalhe que faz toda a diferença entre comprar com você ou não.

No aspecto visual e de atendimento, o ambiente propício para a compra é uma combinação desses dois fatores. O seu comércio representar uma boa experiência para as pessoas. Coloque uma música ambiente para tocar, mantenha as prateleiras sempre limpas e organizadas, faça promoções exclusivas para clientes fiéis e capriche no atendimento.

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4. Faça das datas comemorativas uma oportunidade

Obviamente, algumas datas marcantes (como Natal e Dia das Mães) estimulam o aumento das vendas em qualquer estabelecimento. Mas, que tal fazer promoções inesperadas em datas comemorativas pouco conhecidas?

Isso vai despertar o interesse dos consumidores e fazê-los ficarem atentos à sua empresa. Aproveitar o dia da pizza e do sorvete, por exemplo, para dar descontos especiais nesses produtos é uma boa oportunidade.

5. Venda comodidade para o cliente

Criar um bom relacionamento com o consumidor é fundamental para que ele volte sempre ao seu estabelecimento.

Para quem tem uma revenda de gás, colaborar para a facilidade do dia a dia do cliente é fundamental, principalmente na hora que a botija esvazia. Por isso, oferecer entregas rápidas e garantir serviços feitos por profissionais capacitados é um diferencial.

6. Todos os sentidos importam

Como já falamos, apostar numa boa música de fundo torna o ambiente mais agradável. Estimular todos os sentidos humanos faz com que o cérebro seja capaz de lembrar coisas por meio de sensações. Toques, sons, cheiros e gostos podem incentivar a compra por impulso.

7. Aposte em uma ótima iluminação interna

Isso pode gerar valor para o seu produto, valorizando o modo como os consumidores vêem os itens. Essa dica também está relacionada ao estímulo dos sentidos, nesse caso, a visão. Dependendo do tipo de luz, frutas, guloseimas, vegetais e outros produtos despertam maior desejo de consumo nas pessoas.

9. Saiba negociar

É isso mesmo que você leu! Esse tópico não é sobre quem tem mais lábia. É sobre estar atento às necessidades do seu cliente e saber fechar um negócio de maneira satisfatória para ambas as partes.

Seu cliente sai com o que ele precisa e você não perde a venda,o famoso “ganha-ganha”. Não importa se seu ramo é de produtos ou de serviços, é sempre possível oferecer vantagens de negociação: pode ser na forma de pagamento ou dar descontos em vendas conjuntas.

Para que isso seja possível, a equipe de vendas precisa saber como lidar com esse tipo de situação. O trabalho deles requer autonomia e poder de argumentação para conseguir propor a solução ideal.

Gostou do conteúdo? A experiência de compra precisa ser pensada estrategicamente para agradar. A fidelização do cliente e o fluxo de vendas também são fatores fundamentais para o sucesso do negócio.

Por isso reunimos um conjunto de ideias e técnicas que são sinônimo de lucro. E para ajudar você, nós da Fogás, criamos o Manual do empreendedor, com 5 passos importantes para melhorar o movimento no seu estabelecimento.

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