Quem trabalha com comércio sabe que tocar o negócio requer muita paciência, persistência e habilidade para lidar com os desafios do dia a dia. E eles são muitos: pesquisar o mercado, ir atrás de mercadorias, resolver problemas com fornecedores, fazer cálculos e mais cálculos.
Em situações como essas é preciso ter criatividade e dedicação para investir em estratégias que minimizem o riscos de perder clientes. E qual seria a tática mais indicada?
Nós, da Fogás, preparamos este artigo para explicar que existem meios muito eficazes para “combater” a concorrência. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e descubra!
Antes de tudo, qual a importância da concorrência?
Para muitos empreendedores, pode soar estranho dizer que a concorrência é um ponto positivo no mundo dos negócios. O imaginário popular trata a disputa entre os comerciantes como algo ruim, mas isso está longe de ser verdade. Por quê?
É graças à competitividade que as empresas buscam estratégias diferentes para contornar os mesmos problemas. Aprimoram os serviços, investem em inovação e oferecem melhores condições para o processo de compra e venda, por exemplo.
De certa forma, a competição promove o crescimento não apenas do negócio, mas também das pessoas associadas a ele. Se não houvesse com quem se preocupar, as empresas investiriam menos na qualidade dos produtos e serviços que estão ofertando.
A disputa saudável pela preferência dos clientes funciona bem, porque assim alcança-se um melhor padrão de qualidade, o que se converte em faturamento e crescimento do empreendimento.
Conheça profundamente o seu mercado
É como um pré-requisito você conhecer bem o mercado em que atua para então saber como lidar perante um concorrente. Com isso, você começa entender como o seu público pensa, onde encontrar os melhores fornecedores e como acompanhar as oscilações do mercado.
Com essas informações em mãos, você descobre estratégias mais eficientes para se destacar no mercado e assim consegue investir em táticas mais assertivas para o seu negócio.
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Analise bem a concorrência e estude seus pontos fracos
Entender como se porta a concorrência frente aos desafios do comércio é fundamental para identificar os pontos em que ela comete falhas e onde é bem sucedida. O indicado é concentrar as análises em presença online, atendimento ao cliente, produtos ou serviços, além de reconhecer o diferencial da empresa.
Com base em suas análises, pontue o que pode e o que jamais deve ser aproveitado pelo seu empreendimento. Não estamos falando exatamente de copiar pontos positivos da empresa concorrente, mas sim de usá-los como base para traçar estratégias mais assertivas e definir os seus diferenciais.
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Não esqueça a concorrência indireta
A análise dos concorrentes indiretos sugere potencializar negócios com uma relação de complementaridade, ou seja, buscar parceria que agreguem valor à sua empresa. Pode ser um esquema de venda cruzada, em que um estabelecimento indica o outro, ou ainda fazer parcerias com marcas conhecidas.
Apostar em experiências desse tipo pode trazer muitos aprendizados, além de auxiliar na busca por novos mecanismos que diferencie você em relação à concorrência. Com isso, é possível descobrir métodos mais eficazes para reter clientes.
Pesquise exemplos de sucesso e incorpore estratégias
A maioria dos empreendedores passam por problemas parecidos quando se deparam com um concorrente no mesmo bairro. São situações variadas que, de um jeito ou de outro, acabam atrapalhando o bom desempenho do comércio. Grande parte deles conseguiram investir em estratégias que deram certo e hoje são exemplos de sucesso.
Pesquise por histórias inspiradoras na sua área de atuação e descubra como pessoas em situações parecidas deram a volta por cima. O mesmo vale para os erros cometidos, que podem servir de alerta para não se repetirem na sua empresa.
Potencialize o seu mix de produtos e chame atenção do cliente
Por mais óbvio que pareça, nem todo mundo tem a ideia de oferecer um atrativo, algo que faça a diferença na hora de atrair mais clientes. Como o mercado é por si só competitivo, o interessante é investir em algo que não seja encontrado em qualquer lugar.
Pequenos comerciantes podem se deparar com essa necessidade, mas a verdade é que o segredo pode estar onde menos se imagina. Que tal apostar nos produtos de primeira necessidade?
Se você já trabalha com essa linha, revender artigos de marcas conhecidas é uma boa dica. Montar parcerias com marcas de renome no mercado pode ser o diferencial que a sua empresa precisa para chamar a atenção dos clientes.
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Preze pela qualidade dos produtos e invista em um bom atendimento
Tão importante quanto oferecer um item de necessidade básica é apostar na qualidade do produto e em um bom atendimento. Parece óbvio, mas nem todo mundo dá a devida atenção a esses fatores.
Um produto de qualidade é aquele que é aprovado nos testes e controle de qualidade dos órgãos fiscalizadores. Eles devem possui a comprovação de boa procedência, entre outros. Esses atestados são fundamentais para garantir ao consumidor a segurança ideal.
Outro ponto igualmente importante é qualidade do atendimento. E ele envolve, entre outras coisas, facilitar a vida do consumidor, oferecendo condições especiais de compra e no caso de produtos pesados, entregar na casa do cliente. São pontos como esses que fazem a diferença na vida dos consumidores, o que contribui para sair na frente da concorrência.
Fidelize os seus consumidores
Fidelizar os seus clientes é um dos seus maiores patrimônios. Por isso, além de investir em uma boa qualidade do atendimento, busque métodos que cativem os seus compradores:
- Ofereça uma excelente experiência de compra;
- Aposte na empatia e personalização durante a venda;
- Ofereça uma comunicação clara e objetiva;
- Mantenha uma relação transparente com quem compra;
- Seja flexível durante a negociação;
- Treine sua equipe e focar na satisfação do cliente;
- Crie um sentimento de comunidade e pertencimento;
- Aceite críticas e sugestões dos clientes.
Neste artigo você viu: a importância de estudar a concorrência, por que baixar demais o preço pode não ser tão bom para o negócio, como adotar estratégias de atendimento e fidelização de clientes. Agora que você já sabe como lidar com a concorrência no seu bairro, confira também Como começar a vender de gás de cozinha na sua distribuidora?