6 diferenciais para ter sucesso na revenda de gás

Os pequenos negócios estão cada vez mais fortalecidos no Brasil. A revenda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o famoso gás de cozinha, tem sido uma excelente oportunidade para aqueles empresários que querem garantir as vendas o ano inteiro. Isso porque nós estamos falando de um produto de primeira necessidade, ou seja, indispensável para o dia a dia das pessoas.

O objetivo de todo empresário é alcançar resultados cada vez mais positivos no mercado. Mas todo mundo sabe que, para isso, são necessárias inúmeras estratégias: bons investimentos, controle de gastos, pesquisa de mercado, entre outros. Todos esses pontos completam um pacote muito eficiente que, se aplicados corretamente, refletem de maneira assertiva no faturamento da empresa.

Mas como se destacar nesse mercado e garantir a fidelização dos clientes? Bem, nem de longe essa parece ser uma missão fácil. Mas olha, nós garantimos que ela não é impossível, viu? A Fogás, preparou este post com algumas dicas fundamentais para que o seu negócio possa oferecer o melhor produto e serviço de revenda de gás. Vamos ver?

1- Invista na estrutura

Nós estamos falando da estrutura física da sua revenda. Você pode agregar mais ao seu negócio ao ter um amplo espaço para armazenamento de botijões cheios e vazios, por exemplo. Falando nisso, manter estes produtos separados é, inclusive, uma questão normativa.

Não se esqueça de dedicar um ambiente confortável e funcional para a área administrativa do seu negócio. Afinal, ali serão contabilizados os lucros, analisados os níveis de estoque, entre outras coisas importantes para a sua revenda.

Outro ponto importante é personalizar o seu ambiente, melhorar sua vitrine. Essa estratégia parece boba, mas influencia o subconsciente a tomar a decisão de entrar (comprar) ou não no estabelecimento. Isso acontece com grandes marcas, que já tem o slogan estampado em comerciais de televisão, por exemplo.

Quando o comércio ainda é pequeno e precisa de um empurrãozinho, a orientação é buscar parcerias com a grandes marcas. Muitas delas têm como política os incentivos aos revendedores, e um deles é justamente e padronização visual  do representante.

2- Faça divulgação inteligente

O que vai fazer o cliente comprar com você e não com o concorrente quando precisar de gás? Bem, divulgar a sua revenda é importante justamente para que o cliente lembre da sua empresa no momento de pedir o gás. Uma ótima estratégia é elaborar folhetos, imãs de geladeira, chaveiros, canetas, entre outros brindes.

Esses itens precisam ser personalizados e ter o telefone para que ele possa entrar em contato com a sua revenda. Assim, o cliente sempre estará vendo a sua marca e quando precisar de gás, automaticamente lembrará dela. O ideal é que essa distribuição seja feita a cada três meses.

Além disso, utilizar ferramentas online gratuitas pode ser ótimo para a divulgação das suas promoções, dos horários de funcionamento e da entrega, por exemplo. Aqui, podemos citar o uso das redes sociais como um método bom e barato de comunicação digital.

Elas são essenciais para facilitar a comunicação com seu público e aproximar os clientes. Quando existe um canal de comunicação, mais forte se torna a relação entre ambos. Por isso, invista nesses canais, pois, dentro deles é possível divulgar conteúdo atrativo como estratégia para vender mais e lucrar.

Lembre-se de que o cliente satisfeito é a sua melhor propaganda e que ele pode até mesmo ajudar a trazer novos consumidores para o seu negócio.

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3- Invista em um serviço de entregas

Para tornar a experiência do seu cliente mais prática, você pode oferecer o serviço de entrega na sua distribuidora. Um diferencial que já foi pensado pela Fogás com o aplicativo Fogás, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Em poucos cliques, o consumidor consegue visualizar as opções de cargas de gás que você vende, seus preços, tempos de entrega, avaliação de seus atendimentos anteriores e efetuar o pedido. Você recebe a notificação na tela do seu celular sem precisar ligar ou descontar créditos da sua linha.

Se for um serviço ágil, melhor ainda! O tempo de entrega do gás pode variar por diversos fatores, como o trânsito no percurso e a demora para encontrar o endereço correto. Por isso, é preciso otimizar esses minutos que farão toda a diferença na experiência do cliente.

Uma dica é não fazer entregas em bairros muito distantes, além de apostar em veículos versáteis para melhorar a qualidade do serviço de entrega. Utilizar aplicativos de mapas gratuitos e práticos é fundamental para ajudar o seu entregador a chegar no local mais rápido. O Google Maps e o Waze, por exemplo, indicam o melhor caminho até o seu destino final.

Outro ponto importante é cumprir o prazo de entrega combinado. Você pode perder um cliente sem saber se não conseguir cumprir o prazo. Alguns clientes ficam tão aborrecidos com a demora na entrega que não dão uma segunda chance. Então, prometa apenas o que o seu entregador pode cumprir!

4- Ofereça serviços diferenciados

Para turbinar a sua revenda de gás e garantir a preferência do cliente, conte com profissionais qualificados no seu time de colaboradores que possam fazer mais pela empresa.

Dessa forma, você pode oferecer um serviço a mais para o comprador e garantir a fidelidade dele. Verificar se o conjunto de ligação do cliente está dentro da validade, trocar a botija de gás, fazer o teste de vazamento, entre outras pequenas tarefas pode agregar muito mais valor ao produto. Que tal amadurecer essa ideia?

Uma boa tática é trabalhar para ser diferente da concorrência e aumente o desempenho do negócio. Para isso identifique o diferencial competitivo da sua empresa – como preço, qualidade dos produtos e/ou serviços – e aposte nele. Além disso, é essencial entender quais são as dores do cliente e buscar oferecer soluções mais assertivas.

Ao focar na dor do público, a empresa se torna competente e adquire o seu diferencial entre as concorrentes, um ponto bastante relevante para o crescimento de um estabelecimento comercial.

5- Ter um ótimo atendimento é essencial

Investir em um bom atendimento é algo que passa despercebido pela maioria das empresas. Desde o momento da chegada do cliente até o final da compra, é essencial que a experiência de compra ocorra de maneira agradável.

Isso inclui, é claro, a abordagem dos seus funcionários, se você os tiver. Por serem a cara da empresa, são eles os responsáveis por gerar uma ótima experiência de compra para o cliente, sendo prestativos e cordiais.

Nem sempre você estará em contato direto com o comprador final, por isso, invista nos seus colaboradores. Treine os atendentes e os entregadores para que eles façam o cliente se sentir confortável.

Facilite o pagamento

Outro ponto importante quando falamos desse assunto é oferecer formas de pagamento variadas. Com esse serviço otimizado é possível aumentar a capacidade de atendimento, ou seja, mais pessoas poderão pagar em menos tempo, diminuindo as filas e gerando uma boa experiência para o consumidor.

Os colaboradores envolvidos no processo poderão ser mais produtivos, afinal, o tempo de transação é menor, bem como os problemas com troco. É uma ótima estratégia para estabelecimentos que têm grande fluxo de pessoas.

Além disso, adotando muitas formas de pagamento a sua empresa se mostra preparada para atender diversos tipos de clientes em um mercado de transações financeiras que só cresce.

Tudo com a vantagem de ter mais praticidade e segurança no seu negócio. Em muitas situações, lidar com dinheiro em espécie acaba trazendo problemas para a empresa.

Um exemplo claro: em estabelecimentos onde há grande circulação de dinheiro o local pode chamar atenção de bandidos e colocar as pessoas e o seu patrimônio em risco.

Ao diminuir o número de células por meio de formas de pagamento otimizadas é possível ter um prejuízo menor em caso de assalto, sem falar na diminuição do risco de recebimento de notas falsas.

6- Guarde as informações do cliente

A identificação das informações do cliente é indispensável para que seja feito um atendimento eficiente ao telefone. Nada de perguntar os dados dele (como endereço) em todas as compras. Você estará correndo o risco da pessoa ficar impaciente e trocar de revenda.

As Revendas Fogás, por exemplo, contam com um sistema gratuito de relacionamento com o cliente chamado Fogás Atendimento. Nele, o revendedor cadastra um cliente rapidamente e envia os dados da entrega para o entregador que já pode estar na rua. Clientes que ligam direto para o celular da revenda são direcionados a essa plataforma devido à integração com o App Entregador do Revendedor.

Gostou do conteúdo? Entre os vários diferenciais para uma revenda de gás está a marca com que você trabalha. Ser parceiro de marcas que contam com certificações de qualidade e que são conhecidas pelos consumidores é imprescindível. Descubra agora como promover o seu negócio sendo um revendedor Fogás e acerte na escolha!