A vida útil do seu empreendimento depende de vários fatores, como uma boa administração do fluxo de caixa e no bom investimento dos seus recebíveis. Mas saiba que uma boa gestão precisa ser aliada a um conjunto de boas práticas. São elas que irão transformar seus compradores em clientes.
Isso por que o objetivo de todo empresário é alcançar resultados cada vez mais positivos no mercado. Mas todo mundo sabe que, para que isso aconteça, são necessárias inúmeras estratégias: bons investimentos, controle de gastos, pesquisa de mercado, entre outros. Todos esses pontos completam um pacote muito eficiente que, se aplicados corretamente, refletem de maneira assertiva no faturamento da empresa.
No entanto, não é todo mundo que sabe o que fazer para vender mais. Se este é o seu caso, está no lugar certo! Nós, da Fogás, vamos mostrar 7 dicas fundamentais para quem quer aumentar os lucros da empresa por meio das vendas. Confira!
1- Crie um vínculo com os seus clientes
Você conhece aquele ditado que diz que a primeira impressão é a que fica? Quando o assunto é vender mais, ele deve ser levado bem a sério.
Aborde o cliente sem ser invasivo e busque atender às necessidades dele de forma a estabelecer uma relação amigável.
Ao perceber a vontade da empresa em oferecer o melhor, logo o cliente tende a criar uma espécie de vínculo com você. E Isso deve ocorrer tanto no momento da compra quanto no pós-venda.
2- Invista num atendimento cortês e empático
Não existe coisa melhor do que ser bem recebido num estabelecimento e perceber que há uma preocupação em oferecer o produto e serviços adequados a sua necessidade.
Exercer a empatia é colocar-se no lugar do cliente e tratá-lo como ele deve ser tratado. Ao demonstrar a preocupação da empresa em ser eficiente faz com que o cliente se sinta único e especial.
A nossa orientação é: se preocupe em atender bem o cliente nessa venda pensando nele no longo prazo e não somente agora. Uma vez que existe conhecimento acerca dos gostos e preferências do seu público, fica mais fácil encontrar maneiras de como vender mais para ele.
Por isso, pense em formas práticas de agradá-lo e faça com que essa estratégia conte pontos a favor do seu negócio.
3- Facilite a comunicação com o seu público
São cada vez mais comuns o uso de redes sociais e aplicativos que aproximam clientes e empresas. Quando existe um canal de comunicação, mais forte se torna a relação entre ambos.
Por isso, invista nesses canais, pois, dentro deles é possível divulgar conteúdo atrativo como estratégia para vender mais e lucrar. Ele também é a forma mais fácil para os seus clientes entrarem em contato, enviando sugestões e críticas.
Tenha em mente que o canal de comunicação precisa ser monitorado diariamente para que tudo isso funcione e você possa identificar pontos de melhoria para poder vender mais e melhor.
Um ponto importante: cuidado para não criar vários perfis em redes sociais e não monitorar o que está sendo dito sobre você e sua marca. Se você estiver iniciando, comece com apenas um perfil e foque nele enquanto adquire segurança e destreza para lidar com vários.
Lembre-se de que o cliente satisfeito é a sua melhor propaganda e que ele pode até mesmo ajudar a trazer novos consumidores para o seu negócio.
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4- Melhore a sua vitrine para vender mais
Quando falamos em melhorar a vitrine, estamos falando de personalizar o seu ambiente. Essa estratégia parece boba, mas influencia o subconsciente a tomar a decisão de entrar ou não no estabelecimento. Isso acontece com grandes marcas, que já tem o slogan estampado em comerciais de televisão, por exemplo.
Quando o comércio ainda é pequeno e precisa de um empurrãozinho, a orientação é buscar parcerias com a grandes marcas. Muitas delas têm como política os incentivos aos revendedores, e um deles é justamente e padronização visual do representante.
A infraestrutura física do seu empreendimento é um fator que merece a sua atenção. Nenhum detalhe passa despercebido pelos seus clientes, sabia? E isso pode fazer a diferença entre comprar no seu estabelecimento ou não.
Por mais que você discorde deste ponto, boa parte da sua credibilidade depende bastante desse fator visual – aliada, é claro, a sua boa gestão e da sua reputação no mercado.
5- Trabalhe para ser diferente da concorrência
Atirar para todos os lados pode acabar comprometendo o desempenho do negócio. Para aumentar as chances de sucesso, identifique o diferencial competitivo da sua empresa – como preço, qualidade dos produtos e/ou serviços – e aposte nele.
Além disso, é essencial entender quais são as dores do cliente e buscar oferecer soluções mais assertivas.
Ao focar na dor do público, a empresa se torna competente e adquire o seu diferencial entre as concorrentes, um ponto bastante relevante para o crescimento de um estabelecimento comercial.
Lembre-se que a qualidade do seu produto ou serviço é mais importante que quantidade de vendas. De que adianta dezenas de vendas feitas se elas geraram dezenas de compradores insatisfeitos?
Não seria melhor focar na qualidade de poucas vendas? Elas, no futuro, se converterão em novas vendas e vão firmar uma boa reputação da sua marca, atraindo mais clientes.
Ao fazer isso, sem sombra de dúvida, já coloca sua empresa um passo a frente da concorrência.
6- Invista no treinamento e capacitação
Quando se tem pessoas treinadas para desempenhar suas funções, uma empresa tem muito mais chances de conseguir vender mais.
Uma vez que o dono da empresa compreende a necessidade de oferecer o melhor e busca investir na capacitação dos funcionários, os resultados podem ser sentidos em pouco tempo no faturamento da empresa.
Diante dessa perspectiva, é essencial que o gerente e ou vendedor trabalhem juntos para criar metodologias de desempenho que contribuam para o crescimento do negócio.
Qualidade da equipe é sinônimo de produtividade da empresa. Investir na capacitação dos seus funcionários é uma sábia decisão para aumentar suas vendas.
Um time preparado é aquele que atende bem seus clientes, resolve possíveis problemas e possui habilidades para negociar. Eles são a cara da sua empresa e fazem sua marca ser bem vista, convertendo o seu investimento em resultados lucrativos para sua empresa.
7- Amplie o seu mercado e engorde a sua receita
Às vezes, é preciso que o empreendedor se dê conta de que ele pode não estar oferecendo o que realmente o público precisa. Em alguns casos, é necessário expandir ou buscar novos públicos para colocar a empresa em outro patamar de faturamento.
É claro que, antes disso, é preciso fazer uma checagem para avaliar se o caixa da empresa está saudável o suficiente para isso.
Uma boa dica é fazer uma pesquisa de mercado e escolher os melhores segmentos para investir. Hoje em dia, é comum pequenos empresários apostarem nas parcerias com empresas maiores. Assim, é possível dar uma boa alavancada nos negócios!
Neste artigo, você viu 7 dicas importantes para quem quer vender mais e alcançar um bom faturamento. Colocando em prática as nossas orientações, as chances de ver o seu empreendimento dar certo e subir de patamar são muito grandes. Não deixe de conferir também: Por que realizar uma gestão de entrega de qualidade é importante para fidelizar os seus clientes.